Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Informativo 629 do STJ

    Publicado por Anderson Schreiber
    há 6 anos

    O informativo 629 do STJ, divulgado na última sexta, traz a notícia do julgamento do REsp 1.613.613, de relatoria do Min. Ricardo Villas Boas Cuêvas, no qual se decidiu que: “É devida a condenação ao pagamento de taxa de ocupação (aluguéis) pelo período em que o comprador permanece na posse do bem imóvel, no caso de rescisão do contrato de promessa de compra e venda, independentemente de ter sido o vendedor quem deu causa ao desfazimento do negócio.”

    Interessante notar que o STJ destacou ser a vedação ao enriquecimento sem causa o fundamento da fixação de taxa de ocupação, e não a responsabilidade civil, como por vezes apontado em decisões sobre o tema. Além disso, em razão da fundamentação no enriquecimento sem causa, o tribunal entendeu ser irrelevante a discussão sobre a licitude da conduta do ocupante, bem como sobre qual das partes teria dado causa ao desfazimento do negócio jurídico.

    No link abaixo, encontra-se a íntegra do informativo 629:

    http://feedproxy.google.com/~r/Stj-InformativosDeJurisprudencia/~3/uMaYsAfmZJ8/?utm_source=feedburner&utm_medium=email

    • Publicações29
    • Seguidores196
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações231
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/informativo-629-do-stj/615398184

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)